terça-feira, janeiro 24, 2006

“The best argument against democracy is 15min talk with a regular person with voting rights”

Churchill

Espírito de Natal

Numa conhecida escola do Estoril realizou-se, tal como todos os anos, um almoço de Natal. Era suposto cada aluno trazer um presente para o “amigo secreto”.

O problema surge quando é a própria directora da escola a mostrar claro descontentamento por algumas das prendas...dando claramente a entender tratarem-se de prendas de baixo valor material e portanto, indignas de tal festa. Sentimentos esses partilhados por algumas das crianças. Arrogância? Pretensão?

Não seria de esperar que uma escola tivesse o dever de educar? E educar não será a transmissão de valores como a tolerância, a amizade e nunca de materialismo e ostentação?!?!?!?! Num país onde a altura é de clara contenção económica...num mundo onde a pobreza avança todos os dias...é isto que queremos que os nossos filhos aprendam?? Que as prendas valem mais que a amizade?

É uma verdade que a escola não serve de substituto da educação em casa, mas também é verdade que é na escola que as crianças têm o seu primeiro contacto com a sociedade. Ao se favorecer claramente o factor monetário em detrimento do simbolismo de amizade e afecto que uma prenda deve representar, estamos a transmitir a estes jovens uma imagem de uma sociedade fútil e oca onde os valores éticos e morais são facilmente substituidos por uns ténis com rodas. E tudo em nome de uma suposta generosidade. Generosidade essa que é facilmente esquecida se o nosso colega de carteira nos desapontar naquilo que é mais importante, o valor da prenda que nos oferece. Será que os pais portugueses estarão assim tão desprovidos de afectos para transmitir aos seus filhos...e não correremos então o risco de estar a criar uma geração orfã de afectos?!?!

segunda-feira, janeiro 23, 2006

Desalento!

"Não me impressiona o facto de ele ter ganho, impressiona-me o facto de o terem eleito!". Ouvi eu esta frase ainda a quente depois de uma noite em que a democracia foi derrotada. Ainda com esta sensação de incredibilidade não posso deixar de me espantar com a memória curta deste povo.

Mas será que já ninguém se lembra do que este senhor fez enquanto foi Primeiro Ministro?!?!?!

"Ah mas olhe que ele até fez muita coisa sim senhor! Ainda me lembro do dinheiro que havia naquela altura!!"
Bem, mas vamos lá ver o dinheiro que havia era fruto de uma injecção de capital estrangeiro em Portugal pela adesão à União Europeia e não por obra e graça do senhor de buliqueime!!!

Governar em tempo de vacas gordas é fácil...tão fácil que ele soube fazê-lo e também soube gastar mais do que o que tinha e deixar um país cheio de autoestradas mas sem ponta por onde se lhe pegasse!!!

É que vamos lá ver isto, por alguma razão o sr.Guterres ganhou naquela altura com tantos votos...porque já ninguém podia com o governo da altura, porque eram uns "ladrões", uns "corruptos"....então e agora vamos por esse senhor à frente do país?!?!?!?!?!?! Por este andar daqui a uns anitos (quando o PS perder as legislativas e ganhar o PSD) ergue-se uma estátua ao sr. Durão Barroso que por essa altura já deve ser herói nacional!!!!!!!! É que pelos vistos neste país quem rouba e foge é quem tem aplausos!